Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo       





Associativismo   

O CLUBE RECREATIVO 1.º DE JANEIRO de SANTA CATARINA DA FONTE DO BISPO 
Fundado em Dezembro de 1928, este clube tem por fim proporcionar aos seus associados, dentro dos limites económicos e financeiros de que dispuser, cultura e o número possível de diversões, quer de carácter científico ou literário, como gabinete de leitura, palestras, conferências, cursos profissionais ou teóricos, etc., quer de desenvolvimento e aperfeiçoamento físico, como ginástica ou qualquer outras tendentes ao mesmo fim, quer de mero passatempo, como jogos que a lei não proíbe, música, saraus, etc.. 

ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE SANTA CATARINA 
Fundada em 1999 a qual tem por "objectivo social a realização e participação em actividades de ocupação de tempos livres no âmbito recreativo, educativo, desportivo e cultural", utilizando o Polidesportivo para a prática desportiva construído em 1994 e sofrendo uma enorme reestrutura que incluiu a colocação de um belíssimo piso sintético em 2005. 

SECÇÃO COLUMBÓFILA DA CASA DO POVO 
fundada em 1974, que proporciona actividades relacionadas com a columbofilia. 

ASSOCIAÇÕES DE CAÇA E PESCA
São várias as Associações de caça e pesca existentes na Freguesia. Recentemente constituídas estas associações são de carácter restrito, limitando o número de sócios a cerca de duas dezenas, na sua totalidade caçadores e pescadores, que gerem um determinado couto e nele praticam a actividade cinegética. Neste momento são as seguintes as associações de caça e pesca que detêm coutos na freguesia: 
Associação de caça e pesca artesanal de Santa Catarina da Fonte do Bispo; 
Assoc. de Desenvolvimento Cinegético do Curral da Pedra 
Assoc. de Desenvolvimento Cinegético de Água de Tábuas 
Clube de Caça e Pesca dos Morenos: 
Clube de Caça e Pesca “Espiga Dourada”; 
Clube de Caça e Pesca das Várzeas de Vinagre; 
Clube de Caça Associativo do Carvalhal; 
Clube de Caçadores de Santa Margarida – (Malhada de Álvaro Vaz); 
Clube de Caça e Pesca Luzense – (Alçaria Fria) 
Taviboa-Associação de Caçadores e Pescadores de Tavira 
Herdade da Corte – Turismo Cinegético, Ldª. 
A Associação de caça e pesca artesanal de Santa Catarina da Fonte do Bispo, é detentora de campo de tiro da freguesia, onde é possível praticar a modalidade de tiro aos pratos, durante todo o ano. 

A CASA DO POVO 
Criada em Janeiro de 1944, por alvará do Subsecretário de Estado das Corporações e Previdência Social, teve como primeiros directores, Manuel da Silva Brito Neto, Manuel Henrique Espadinha e Alfredo da Silva Pires. 
Na sua origem as Casas do Povo, agregavam as funções médicas, sociais e culturais e era obrigatório terem um médico ao serviço dos associados. 
Hoje a Casa do Povo de Santa Catarina da Fonte do Bispo, continua a ter um papel importante no panorama cultural da freguesia, mantendo em funcionamento o Rancho Folclórico da freguesia e organizando anualmente a Charola. 
Sendo a sala pública de maiores dimensões da aldeia, é lá que se pratica ginástica de manutenção, dança e outros cursos relacionados com a cultura e as tradições da freguesia.

Última actualização: 2014-04-03

Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo
Rua Gago Coutinho, 16
8800-166 Santa Catarina da Fonte do Bispo

Tel: 281 971 183
Fax: 281 971 660
Email: geral@jf-santacatarinafbispo.pt
Copyright © Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Todos os direitos reservados.

W E B  D E S I G N